Evento promovido pela Câmara contou com palestra e show em comemoração ao Mês da Mulher
Anualmente o Legislativo barbosense promove evento alusivo ao Mês da Mulher
PUBLICADO EM 14/03/2024 - 11:50
O Legislativo barbosense promoveu nessa quarta-feira, 13, palestra com a Vice-Prefeita do município de Caxias do Sul, psicóloga e empresária, Paula Ioris.

O evento realizado no auditório do Centro Educativo Ivo Tramontina (CEIT), inaugurou um ciclo de palestras e bate-papos, intitulado “Empodera Mulher”, a serem realizados durante o ano com o objetivo de reunir profissionais e autoridades para um debate qualificado sobre os direitos da mulher e o empoderamento feminino.
A abertura do evento ficou por conta da jovem cantora barbosense Gisele Deitos que presenteou a todos com uma linda apresentação.

A palestrante, Paula Ioris falou sobre sua trajetória profissional, que inclui grande experiência em funções de liderança, como gestora do setor de Desenvolvimento de Pessoal da Fras-le e gerente-executiva do Hospital do Círculo.

Também compartilhou histórias sobre sua infância e criação, bem como acerca da vida matrimonial e da maternidade. Relatou inclusive, a tragédia familiar que viveu com o assassinato do filho Germano, de 13 anos, em 2012.

Paula contou que nesse momento de muita dor, conheceu a ONG Brasil Sem Grades, que busca o combate às causas da criminalidade, defendendo a revisão da legislação penal e o fim do regime semiaberto. E então, decidiu transformar o luto em luta, a dor em uma causa.

A palestrante contou ainda que ingressou na vida política através da ONG, que a convenceu a concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados, em 2014, a fim de defender as bandeiras da entidade. No entanto, apesar do resultado expressivo, com 21.329 votos, não se elegeu.

Após, relatou que aceitou o convite para liderar, no município, o partido do qual fazia parte. Tendo sido eleita vereadora de Caxias do Sul na Legislatura entre 2017 e 2020 e Vice-Prefeita, na chapa com o Prefeito Adiló Didomenico, para a Legislatura entre 2021 e 2024.

Como vereadora, destacou sua atuação junto às Comissões Permanentes e falou acerca dos projetos de lei apresentados no período. Junto ao Poder Executivo, relatou as diversas políticas públicas desenvolvidos no Município de Caxias do Sul, para a aprendizagem profissional dos jovens e o combate a evasão escolar, entre outras.
Paula defendeu uma participação maior das mulheres na política, não por serem melhores que os homens, mas pela área necessitar do olhar da mulher. Por fim, respondeu a questionamento do público presente no evento e realizou o sorteio de seu livro “Do Luto à Luta: Como Conviver Com a Pior das Dores?”.

Texto e fotos: Denise Zwirtes/Assessoria Legislativa.