Programa Vereador por Um Dia

por Assessoria Legislativa publicado 24/08/2018 17h10, última modificação 08/10/2019 11h46
O objetivo do programa é promover a interação entre os alunos e o Poder Legislativo.
lettering vereador por um dia

O Programa

- Projeto de Lei CM n° 11/2018, aprovado por unanimidade no dia 02 de abril de 2018.

- Lei Municipal n° 3.505/2018, de 03 de abril de 2018.

Quem participa?

Escolas municipais, estaduais e particulares do ensino fundamental e médio, bem como escolas de ensino especial.

Um aluno de cada escola entre o 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, deve ser selecionado a partir de critérios escolhidos pela escola.*

*Esse requisito não se aplica as escolas de ensino especial.

Objetivo

Promover a interação entre os alunos das escolas do município de Carlos Barbosa e a Câmara de Vereadores, de modo a lhes proporcionar o conhecimento sobre a atividade parlamentar e as funções do Poder Legislativo municipal.

Como funciona?

Os alunos devem visitar a Câmara e participar de explanação da Comissão de Educação e Cultura sobre a história da Câmara, as atividades parlamentares, os tipos de proposições e as funções do Legislativo, bem como, sobre o funcionamento do programa. Cada Vereador por Um Dia será apadrinhado por um vereador, cuja seleção se dará por sorteio.

Os Vereadores por Um Dia devem participar da segunda sessão de Novembro, oportunidade em que serão diplomados e poderão utilizar a tribuna para uma explanação de três minutos. No entanto, o programa não prevê a apresentação de projetos ou de outras proposições por parte dos alunos. Porém, eles podem realizar sugestões aos seus padrinhos, que podem identificar a origem na justificativa ou discussão das proposições.

Vereadores Por Um Dia 2019

Aluno

Escola

AlunoSuplente

Vereador Padrinho

Ana Carolina Klein (7º ano)

Prefeito José Chies

Maria Clara Medeiros Soares (7º ano)

Vereadora Maria Rosalia

Alessandro Frozza (6º ano)

Salvador Bordini

Micele Vicente Zimmer (6º ano)

Vereador Mateus

Maria Vitória Deitos (8º ano)

Tempo Integral Santa Luzia

Vinicios Bastianel (6º ano)

Vereador Alef

Felipe Bellebone Mantovani (6º ano)

Nossa Senhora Aparecida

Leonardo Dalla Vecchia (6º ano)

Vereador Enio

Maria Carolina Cislaghi (8º ano)

Carlos Barbosa

Gabrielli Pieta Cecchin (8º ano)

Vereador Miguel

Tayse Mocellin (9º ano)

Cardeal Arcoverde

Tainá Perazzoli (7º ano)

Vereador Lucilene

Eduarda Lima Severo (1º ano Ensino Médio)

São Roque

Ana Cláudia Pradella dos Santos (2º ano Ensino Médio)

Vereador Luciano

Augusto Zanoni (9º ano)

Colégio Santa Rosa

Francisco Nehme Avila de Moura (6º ano)

Vereador Jurandir

Rosecler Demarchi

APAE

Jéssica Capelari

Vereador Valmor da Rocha

30/08 – Inscrições das escolas na Secretaria da Câmara.

30/09 – Indicação dos alunos participantes na Secretaria da Câmara.

07/10 – 16h30 – Visita à Câmara e explanação da Comissão de Educação e Cultura. (data e horário a definir).

07/10 18h10 – Sorteio dos padrinhos dos Vereadores Por um Dia.

Outubro – Agendamento encontro entre padrinhos e alunos (data e horário a combinar com cada vereador).

11/11 – 18h30 – Diplomação dos Vereadores Por um Dia e acompanhamento da sessão.