Sessão do dia 17 de Julho com a visita dos Bombeiros Voluntários

por Assessoria Legislativa publicado 18/07/2017 10h40, última modificação 07/08/2017 15h52
Os Bombeiros Voluntários estiveram no Legislativo barbosense na noite de ontem, para explanar a respeito dos trabalhos realizados pela entidade.
Sessão do dia 17 de Julho com a visita dos Bombeiros Voluntários

Presidente Arlei Dupont

Durante a sessão, realizada na noite de ontem (17), o Legislativo recebeu a visita do Corpo de Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa, para explanar sobre o trabalho da entidade, os projetos e as ações que realizam na cidade, bem como para realizar prestação de contas. A visita foi uma proposição do vereador Alef Assolini, através de um requerimento aprovado por unanimidade no dia 19 de junho.

O presidente Arlei Dupont realizou a apresentação das informações relativas a entidade. Atualmente a corporação conta com 48 Bombeiros Voluntários, destes cinco são efetivos. No ano passado foram 1.296 ocorrências e neste ano já foram atendidas 661 ocorrências, sendo 62% atendimentos pré-hospitalar. Arlei mencionou que desde o início das atividades 24 horas em 2006, já foram realizados 14.217 atendimentos, com uma média atual de três ocorrências por dia.

O Corpo de Bombeiros possui uma unidade de resgate, que é um veículo para apoio em acidentes e vendavais, dois caminhões de combate a incêndio, duas ambulâncias, uma para resgate e outra para apoio e um veículo administrativo.

Arlei citou a origem das receitas da corporação, que são advindas das contribuições através da conta de luz, da nota fiscal gaúcha e de doações de empresas, bem como dos repasses do ministério público do trabalho, do fórum, da prefeitura de Carlos Barbosa e Barão, além da arrecadação por meio de ações sociais. No primeiro semestre deste ano as Receitas somaram R$ 219.789,01, e as despesas foram de R$ 197.325,09, sobrando um saldo de R$ 39 780,44.

Arlei citou as ações de contribuição social que realizam, como as campanhas para auxiliar São Francisco de Paula e Maratá, que foram atingidas por temporais. Mencionando ainda o projeto Bombeiros Mirins, CONDICA que contou com 20 crianças entre 9 e 13 anos.

Ao final da apresentação os líderes de partido puderam fazer alguma colocação e realizar questionamentos. O presidente Arlei colocou a corporação a disposição e agradeceu o convite da Casa.

SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 17 DE JULHO

Dois projetos de lei e uma moção foram aprovados durante sessão ordinária ocorrida na noite de ontem (17) no Plenário Evaldo Loose, da Câmara de Vereadores de Carlos Barbosa. Um projeto recebeu pedido de vistas e além disso, foram apresentadas duas indicações, pedindo melhorias em algumas ruas da cidade e uma indicação de projeto de lei, que institui programa de premiação a consumidores com a utilização da plataforma Nota Fiscal Gaúcha.

Obteve aprovação unânime o Projeto de Lei nº 62/2017, que trata da autorização para contratação de um Professor para Séries Iniciais, com carga horária de 25 horas semanais. Segundo o Executivo a contratação se faz necessária para suprir o afastamento de servidora que assumirá cargo como Supervisora de Ensino na Secretária Municipal da Educação.

O Projeto de Lei nº 63/2017, foi o segundo a ser aprovado por unanimidade dos vereadores, criando dois cargos efetivos de Orientador Educacional para suprir as demandas da rede municipal de ensino fundamental. A justificativa esclarece que em 2015 ocorreu concurso público para este cargo, porém não se obteve autorização para contratação destes profissionais. Esses profissionais realizarão acompanhamento pedagógico e disciplinar dos alunos, atuando junto aos professores, as famílias e em sala de aula.

Por fim, ocorreu a votação do Projeto de Lei nº 64/2017, que altera dispositivos do Código Tributário Municipal, estabelecido pela Lei n° 2.310/2009. O projeto recebeu pedido de vistas do Vereador Luciano Baroni, que foi aprovado por unanimidade. Dessa forma o projeto permanecerá sob análise dos edis.

Indicações apresentadas

Indicação n° 169/2017 – Vereador Valmor da Rocha – Que o Executivo Municipal providencie reparos na rua Cecília Meireles, bairro Bela Vista.

Indicação n° 170/2017 – Conserto de paralelipípedos soltos na rua Monteiro Lobato, no bairro Bela Vista.

Acesse a galeria de fotos da sessão aqui.