Sessão Ordinária do dia 11 de Fevereiro

por Assessoria Legislativa publicado 12/02/2019 08h05, última modificação 12/02/2019 14h34
Sessão Ordinária do dia 11 de Fevereiro

Sessão 11.02.2019

Na segunda sessão ordinária do ano, realiza ontem (11), os vereadores barbosenses apresentaram três indicações e uma indicação de Projeto de Lei.

Através da Indicação de Projeto de Lei n° 01/2019 o vereador Valmor da Rocha sugere que o Executivo realize, através de convênio com empresas privadas, a construção de bebedouros junto ao Parque da Estação. Após a instalação dos bebedouros pela empresa conveniada, o Município ficaria responsável pela manutenção e inclusão dos equipamentos ao patrimônio municipal.

Como justificativa Da Rocha afirmou que o local é muito utilizado por moradores e turistas, inclusive para a prática de esportes, porém não há bebedouros para que os usuários possam utilizar. Para o vereador, essa melhoria valorizaria o espaço do Parque da Estação.

A indicação de projeto de lei foi encaminhada ao Executivo, que deve analisar a viabilidade de transformar a sugestão em projeto de lei.

Apenas um projeto foi protocolado pelo Executivo e deve ser analisado pelas Comissões Permanentes, o PL n° 05/2019, que trata da contratação emergencial de um Enfermeiro com carga horária de 40 horas semanais.

A pauta previa a apreciação da Moção n° 01/2019, que parabeniza a Associação Barbosense de Proteção aos Animais – ABAPA, pelos 10 anos de trabalho no desenvolvimento de ações e atividades em prol da proteção animal. No entanto, o vereador proponente Alef Assolini, decidiu pela retirada da matéria da ordem do dia.

Uso da tribuna

Os vereadores Miguel A. Stanislososki, Enio Grolli e Denir Gedoz utilizaram o espaço da tribuna para suas manifestações.

Miguel Stanislososki realizou uma retratação a respeito de sua declaração na semana passada, quando afirmou que o vereador Enio Grolli havia orientado os moradores da comunidade de Arcoverde a votar, em Audiência Pública, pelo calçamento da rua onde mora ao invés de outro local ou serviço. Stanislososki afirmou ter sido uma fala equivocada, uma vez que foi uma decisão coletiva da comunidade.

O vereador Enio aproveitou para fazer alguns esclarecimentos acerca da explanação realizada pelo vereador Miguel A. Stanislososki, durante uso da tribuna, na sessão da semana passada. Além disso, trouxe algumas informações sobre os poços artesianos nas comunidades de Arcoverde e Coblens.

Por fim, Gedoz falou a respeito das tragédias que vem ocorrendo desde o início do ano, com maior destaque, para o acidente ocorrido no último fim de semana, que envolveu uma ambulância do SAMU. Sobre a tribuna da vereadora Maria Rosalia, afirmou que o Contrato nº 46/2018 (contratação de empresa para realização de planejamento do sistema viário, formas de controle do trânsito, etc.) é amplo e que o Executivo está estudando quais medidas sugeridas cabem dentro do Orçamento disponível.

Indicações apresentadas

Indicação 04/2019 – Vereador Miguel Alberto Stanislososki – Manutenção do atalho utilizado por moradores ao final da rua São Pedro, bairro Aparecida, nas proximidades da residência nº 102.

Indicação 05/2019 – Vereador Valmor da Rocha – Providenciar iluminação pública na estrada da pedreira.

Indicação 06/2019 – Vereador Valmor da Rocha – Providenciar melhorias na sinalização de trânsito na esquina das ruas Buarque de Macedo com a rua Rui Barbosa.

Assista aqui a sessão na íntegra.

Acesse aqui a pauta da sessão e consulte as proposições apresentadas.

Acesse aqui o álbum de fotos da sessão.

Texto: Denise Zwirtes/Assessora Legislativa.

Fotos: Wiliam Irani Giacomelli/Secretário Administrativo.