Secretário explanou sobre o uso da Rua Coberta e a reforma dos banheiros públicos

por Assessoria Legislativa publicado 02/10/2018 11h50, última modificação 02/10/2018 11h50

Secretário Rodrigo Stradiotti

Os vereadores receberam o Secretário de Projetos Públicos, Rodrigo Stradiotti na sessão ordinária realizada na noite de ontem, 01, para tratar a respeito do planejamento para o uso efetivo da Rua Coberta e da reforma dos banheiros públicos. A visita foi convocada através do requerimento verbal do vereador Mateus Chies Guerra, aprovado no dia 10 de setembro. No entanto, como o vereador solicitou um servidor com conhecimento técnico para apresentar o projeto de reforma dos banheiros públicos, a convocação de um arquiteto deverá ser enfatizada.

Durante a sua explanação, o Secretário mencionou o histórico referente as intervenções realizadas nos banheiros públicos desde a sua construção entre 1994 e 1995. Segundo Stradiotti, atualmente há a necessidade de uma reforma, em função do tempo de uso, da falta de grandes intervenções e da má utilização por parte da população. Dessa forma, menciona que a reforma deverá contemplar a instalação de fossa e filtro, novas instalações elétricas, troca do porcelanato, do piso, torneiras, lixeiras, porta-papel, sanitários novos, janelas, PNE, mictórios com sensor, iluminação nova, acessibilidade e fraldário.

O investimento para essa obra deve ser em torno de R$ 290 mil reais e se dará através de dotação própria e da captação de uma emenda parlamentar no valor líquido de R$ 222 mil reais. A obra deve ser realizada no 1° semestre de 2019 e faz parte da requalificação completa do Calçadão, que deve ocorrer em sete etapas.

Em seguida, Rodrigo Stradiotti, realizou um apanhado em relação a Rua Coberta, desde a sua construção em 2008, quando tinha como objetivo a realização de eventos, shows e exposições, bem como, ser um local para os universitários pegavam o transporte para as universidades. Entre 2008 e 2016, a Rua Coberta passou por várias intervenções e reparos, até que em 2017 se decidiu pela requalificação do espaço, para torná-lo mais atrativo.

Dessa forma buscou-se parceiros, sendo a obra realizada pela Tramontina TEEC S/A com um custo para o Executivo de R$ 529.241,185. No entanto, pouco tempo depois o local passou a sofrer com depredações.

Em relação a utilização da Rua Coberta, Stradiotti afirmou que a Rua Coberta não será reaberta para a circulação de veículos, ou estacionamento, mas que no entanto, pode ser utilizada pelos universitários, até a chegada do transporte para as instituições de ensino. Além disso, o Secretário questionou os vereadores, para que e para quem queremos a Rua Coberta, se para o estacionamento e circulação de veículos ou para as pessoas, para o convívio. O Secretário indagou ainda se o problema da Rua Coberta, dos episódios de depredação, é em relação ao equipamento público denominado Rua Coberta ou as atitudes e condutas de algumas pessoas.

Por fim, o Secretário apresentou as obras realizadas entre 2017/2018, bem como as obras em andamento e em previsão para os próximos meses e próximo ano. Na oportunidade, Stradiotti revelou que até o final do ano ou para o período de férias, deve ser disponibilizado sinal de Wi-Fi na Rua Coberta, na Praça do bairro Vila Nova, na academia da ciclovia, no Parquinho da Estação e no Palco da Estação.

Após os vereadores puderam realizar questionamentos e considerações ao Secretário.

Acesse aqui o álbum de fotos da sessão.

Acesse aqui a explanação do Secretário na íntegra.

Texto e fotos: Denise Zwirtes/Assessora Legislativa.