Quatro vereadores se manifestaram na tribuna na última segunda

por Assessoria Legislativa publicado 18/04/2018 15h58, última modificação 18/04/2018 15h58
Quatro vereadores se manifestaram na tribuna na última segunda

Na Tribuna

Diversos assuntos foram abordados pelos parlamentares durante o uso da tribuna na última segunda, 16. Confira abaixo o resumo de cada uma das manifestações.

A vereadora suplente Lenice Sberce Nery usou o espaço para falar sobre o Modelo de Atenção à Saúde adotado pelo Município. Comentou a respeito da diferença entre os postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o Posto tradicional, que sozinho não comporta mais as necessidades da área. “Hoje Carlos Barbosa possui apenas dois postos de Estratégia de Saúde da Família, enquanto Garibaldi têm quatro postos e Bento Gonçalves têm doze e está implementando mais dois”, comenta a vereadora.

Segundo Lenice, atualmente a morbimortalidade* de está mais relacionadas a doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e câncer, que podem ter um diagnóstico precoce com a ação da ESF.

Esse modelo de atenção à saúde tem um caráter educativo e funciona com atendimentos a domicílio de médicos, enfermeiros e agentes comunitários. Dessa forma, explica Lenice, é possível realizar um diagnóstico do local atendendo e atuando conforme as necessidades específicas de cada comunidade.

A suplente afirma que a ESF resolve 80% dos problemas de saúde in loco, sem necessidade de deslocar a população, o que se configura em diminuição do custo público em saúde.

*Se refere ao índice de pessoas mortas em decorrência de uma doença específica dentro de determinado grupo populacional.

Acompanhe a explanação:

Ao se manifestar a respeito da exoneração solicitada por Odacir Malabarba, Subprefeito de Arcoverde (2º Distrito), o vereador Enio Grolli apontou que ocorreu “por parte do governo, de alguns setores, um tipo de boicote, às comunidades do 2º Distrito”.

Segundo Grolli, a subprefeitura teria enfrentado algumas dificuldades na disponibilização de maquinários e execução de serviços. Citou como exemplo, que no ano passado, a subprefeitura, ficou 40 dias sem maquinário.

Os vereadores Luciano Baroni, Denir Gedoz, Maria Rosalia Freitag Cousseau, Fabio Dolzan, Ari O. Battisti, Jurandir Bondan,

Assista a tribuna:

O vereador Miguel A. Stanislososki falou sobre a busca pela instalação de uma torre para o sinal de telefonia em Arcoverde. Segundo Stanislososki, a busca por esse serviço começou em 2007 quando uma comissão, da qual fez parte, apresentou para a Vivo um relatório técnico com a viabilidade de instalação da antena de telefonia celular em Arcoverde, acompanhado de um abaixo-assinado, no entanto, a empresa não aceitou o projeto.

Sobre as medidas adotadas pelo vereador Enio Grolli em relação a busca por sinal de telefonia móvel, comenta que vem realizando um trabalho nesse sentido a bastante tempo, com documentos protocolados no Ministério Público e na Anatel. Assinalou inclusive, que tem uma reunião marcada nesta quarta (18) na sede da Vivo para tratar do assunto.

Miguel falou também sobre a liberação de uma emenda parlamentar de R$ 250.000,00, que buscou junto a deputada Yeda Crusius (PSDB), que deve ser destinada para a pavimentação asfáltica na comunidade de Arcoverde.

Realizaram apartes os vereadores Enio Grolli, Ari O. Battisti e Maria Rosalia Freitag Cousseau.

Assista a manifestação do vereador durante a tribuna:

O vereador suplente Jurandir Bondan iniciou sua explanação na tribuna apresentando vídeo em que a senadora Ana Amélia Lemos menciona o recebimento de ofício da Associação dos bairros Ponte Seca, onde solicita-se ajuda para apresentação de projeto que declarasse Carlos Barbosa a Capital Nacional do Futsal. Dessa forma, comentou o merecimento da homenagem prestada através da moção que protocolou para a mesma sessão e que foi aprovada por unanimidade.

Enfatizou suas Indicações 55, 56, 57, 58 e 59/2018, apresentadas durante a sessão, pedindo a realização dos serviços. Sobre as vagas de estacionamento, principalmente as vagas oblíquas em frente ao Posto do Guerra, pois estão muito pequenas e os carros ficam muito próximos, o que pode causar transtorno aos motoristas.

Bondan comentou também a respeito da interdição do Centro Obstétrico do Hospital de Carlos Barbosa.

Aparte dos vereadores Denir Gedoz, Enio Grolli, Ari O. Battisti, Alef Assolini, Fabio Dolzan, Luciano Baroni e Miguel A. Stanislososki.

Assista a tribuna:

Texto: Denise Zwirtes/Assessora Legislativa.