Carlos Barbosa deve receber Estação de Tratamento de Esgoto

por Assessoria Legislativa publicado 20/11/2018 09h02, última modificação 20/11/2018 09h02
Carlos Barbosa deve receber Estação de Tratamento de Esgoto

Superintendente Corsan, Felipe Caimi

Contrato firmando entre o Município a e a Corsan foi pauta durante a sessão realizada na noite de ontem (19), que contou com a visita do Superintendente Regional da Corsan, Felipe Agostinho Caimi e da Gestora de Carlos Barbosa, Juliana Filipin. Os representantes da Corsan foram convidados a prestar esclarecimentos acerca do Contrato de Programa para Prestação de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário firmado com o Município. O convite solicitando a visita foi autorizado através da aprovação do Requerimento n° 16/2018, da Mesa Diretora, no dia 29 de outubro.

Em relação a construção de uma estação de tratamento de esgoto (ETE) no Município, Caimi explicou que havia um impasse em função da legislação da FEPAM que determinava que o emissário (distância de lançamento dos despejos) deveria estar a 40km de distância, o que tornava a obra inviável. Com a alteração da lei, o Superintendente afirma que já existe a definição do terreno para a instalação da ETE, que está em fase de liberação.

A estação deverá ter um modelo construtivo de concreto e comportar três módulos de 20 l/s (vinte litros por segundo), a serem construídos gradualmente, com a necessidade de instalação de 8.023 metros de rede de esgoto. Além de atender aproximadamente 26 mil habitantes, a ETE deve comportar o serviço de limpa-fossa, que compete em receber cargas externas de locais ou cidades onde não há rede instalada. Para isso, Caimi explica, há a necessidade de autorização em Audiência Pública.

O projeto para a construção da ETE deve ser finalizado até março de 2019 e em seguida entrará em processo de licitação. Além disso, Filipin mencionou que equipes de sondagem do solo já estiveram no Município para elaboração do projeto das redes de esgoto.

Em relação a prestação de contas, o Superintendente afirmou que é encaminhada anualmente ao Prefeito.

Dentre os investimentos realizados está a ampliação do abastecimento com a captação da água do Rio das Antas, que deve atender os municípios de Carlos Barbosa, Bento Gonçalves, Farroupilha e Garibaldi. Com um investimento de R$ 165 milhões de reais essa medida deverá resolver a questão do abastecimento de água por 20 anos.

Caimi citou também a instalação do Centro de Controle Operacional em Bento Gonçalves, ocorrida neste ano de 2018, que funciona como um sistema de monitoramento por vídeo dos pontos de pressão, como forma de melhor o abastecimento e prevenir vazamentos.

Por fim, Filipin acrescentou que foram realizados alguns investimentos através da instalação de postos de abastecimento em alguns locais do Município.

Texto: Denise Zwirtes/Assessora Legislativa

Foto: Wiliam Giacomelli/Secretário Administrativo.